Será disputado, neste final de semana, o 34º Pro Tork Ibitipoca Off Road, rallye de regularidade mais charmoso do Brasil e com forte pegada ambiental, reunindo 580 motos (inscritas com grande antecedência), 30 carros e 10 UTVs (as UTVs são uma das novidades este ano).
A prova de motos é válida pelos campeonatos Brasileiro e Mineiro de Enduro de Regularidade e pela Copa Estrada Real. São 19 categorias nas motos, cinco entre os carros e a estreante modalidade UTV gera bastante expectativa em seu primeiro ano.
O evento, batizado este ano como Edição Espetacular e organizado por Manoel e Thiago Resende, é considerado o melhor do Brasil na modalidade, seja na parte técnica, com trilhas fantásticas e desafiadoras e visual exuberante, seja nos bastidores, em que ao longo de todo o ano diversas iniciativas são desenvolvidas, beneficiando centenas de pessoas das comunidades envolvidas.
SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira, dia 2, a partir de 13h, no pátio da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, ocorre a vistoria da prova, feita, nas motos, pela Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais, e nos carros, pela Federação Mineira de Automobilismo. Também na sexta, às 19h, ocorre o briefing (com as orientações e recomendações aos pilotos), no auditório da Faculdade.
QUILOMETRAGEM
As motos das médias 1 e 2 de velocidade têm pela frente cerca de 226 quilômetros de trilha no primeiro dia e 198 km no segundo.
Já carros e UTVs irão encarar 206 quilômetros no sábado e 197 km no domingo.
SÁBADO
No sábado, dia 3, a largada das motos, também no pátio da Suprema, ocorre às 6h30, começando pela categoria Elite e seguindo-se as outras 18 categorias. Os carros têm largada às 9h.
Os competidores seguem, por trilhas, até Conceição de Ibitipoca, tendo como neutralizado (intervalo) maior o Posto Armazen de Minas, em Lima Duarte. A chegada do primeiro dia, no início da tarde, é no AlhaVille Chalés, em Ibitipoca, onde se dá o pernoite.
ENTRADA FRANCA NO ALPHAVILLE
O público poderá acompanhar, com entrada franca, a chegada no hotel em Ibitipoca. Haverá show com Victor Rozzante, chopp e cerveja Hankzbier, Bigodeira com o famoso melhor torresmo do Brasil, além de trio mineiro, sanduíches e toda a estrutura necessária para os participantes e suas equipes de apoio.
DOMINGO
No domingo, dia 4, a largada será novamente às 6h30, do Alphaville, para as motos, e às 9h, para os carros. O neutralizado será novamente no Posto de Lima Duarte com chegada de volta à Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, a partir de 13h, com a mesma estrutura da véspera e outras atrações.
ESTRUTURA INÉDITA PARA O PÚBLICO NA CHEGADA
A entrada é franca ao público na Suprema, no início da tarde de domingo. Os shows ficam por conta de Pop For You e Felipe Marques. Uma estrutura inédita foi preparada para receber o público.
Na Praça de Alimentação, haverá chopp e cerveja Hankzbier, a Bigodeira com o famoso melhor torresmo do Brasi, trio mineiro, sanduíches, porções, espetinhos, Uáini Vinho, Iaçã Açaí, Espaço Kids e muitas outras atrações.
Os pilotos terão o Recovery à disposição no pós prova, coordenado pela equipe da ProSport.
NO YOUTUBE
A Cerimônia de Premiação será transmitida ao vivo no youtube no canal ibitipocaoffroadoficial, a partir das 18h. Inscreva-se desde já no canal para conferir!
Acesse aqui o link e inscreva-se no canal para acompanhar tudo
IOR SUSTENTÁVEL
Antes mesmo da prova, diversas ações foram promovidas no projeto IOR Sustentável, fruto de parcerias entre a organização da prova e entidades ambientais como o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Houve concurso de redações e desenhos na escola Municipal Padre Carlos, de Conceição de Ibitipoca, como tema da preservação.
Foi feito plantio de mudas no Bosque IOR no Parque da Lajinha, espaço criado por iniciativa do Ibitipoca Off Road.
Uma grande ação também ocorreu em Lima Duarte, incluindo gincana de coleta e descarte de lixo eletrônico (foram arrecadados 287 quilos) e distribuição de mudas da palmeira Juçara o público e aos campeões da edição 2024.
Durante o evento IOR Sustentável em Lima Duarte, o IEF anunciou o lançamento do projeto “Açaí da Mata Atlântica” que visa o enriquecimento das matas no entorno dos parques de Ibitipoca e Serra Negra da Mantiqueira. Houve distribuição de mudas da palmeira Juçara, planta que produz um palmito mais doce e frutos dos quais é possível a extração do suco, com a mesma qualidade do açaí originário da Mata Amazônica.
De acordo como IEF, a Palmeira Juçara é a espécie com maior diversidade encontrada em pesquisa científica recente no Parque Estadual Mata do Krambeck, em Juiz de Fora.
O IOR também marcou presença em ações da Semana do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso como evento sustentável.
SELO NEUTRO
A prova tem o certificado de evento selo neutro de carbono e contará novamente este ano com o trabalho de levantamento da emissão de carbono, feito pelo do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) nos três dias do evento.
TROFÉU SUSTENTÁVEL
A exemplo do ano passado, em parceria com a empresa e-Ambiental Lixo Eletrônico, foi desenvolvido pelo artista plástico pernambucano Jota Azevedo, a partir de material reciclado, um belíssimo troféu. A peça será entregue ao campeão da categoria Elite nas motos. Só o IOR tem esse incrível troféu como um grande diferencial e um símbolo das ações ambientais.
Texto: Misto Quente Comunicação
Coordenação: Manoel e Thiago Resende