+ DE 460

PARTICIPANTES - Garanta sua Largada.

Faça sua Inscrição e participe!

RALLY REGULARIDADE

CARROS E MOTOS

Uma Edição Incrível com neutralização de carbono

A edição de 2023 do Ibitipoca Off Road foi realmente incrível!

O rally promoveu a neutralização de carbono da edição passada, atendendo as metas assumidas pelo Brasil no Pacto Global e na agenda Climática da ONU. O trabalho novamente foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (IBDN) que, desde 2014, vem monitorando as emissões de CO2 da competição.

Na “Edição Incrível”, a aferição foi realizada no período de 28 a 30 de julho com aplicação de questionários junto aos pilotos e apoio, monitoramento do lixo descartado, uso de energia elétrica e combustível durante todas as fases do evento (montagem e desmontagem das bases, largada, neutros e premiação).

 Uma tradição renovada no IOR

 

Manoel Resende, coordenador do IOR, destaca: “Desde a primeira edição, sempre tivemos preocupação com as questões ambientais. Em todas as fases do rally, cuidamos para que os impactos ao meio ambiente sejam os mínimos possíveis, através do recolhimento de lixo, manutenção de trechos ao longo do ano (danificados em função do período chuvoso), uso de material sustentável na confecção de porteiras e placas de sinalização e até replantio de algumas espécies. Todo o trabalho é executado por uma equipe de mais de 50 pessoas, composta por pilotos, voluntários, proprietários de terra e moradores das localidades por onde o IOR passa”.

Bosque IOR

Manoel também revela: “A partir de 2014, adotamos a estratégia de mensurar nossas emissões de carbono e neutralizá-las através do plantio de árvores, promovendo a recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica. Esse processo é realizado em parceria com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), que mensura as emissões, realiza os inventários, produz, planta e da manutenção as árvores. E me sinto orgulhoso em dizer que deste trabalho nasceu o “Bosque IOR”, localizado no Parque da Lajinha, em Juiz de Fora (MG), e aberto à visitação pública. Buscamos através destas iniciativas, reduzir ao máximo nossos impactos ao meio ambiente e assim realizar um evento consciente e responsável”.

Inventário tem números expressivos

Equipe do IBDN aplica questionário junto aos pilotos do IOR

O Inventário apresentado, após conclusão das métricas pelos técnicos do IBDN, apurou que foram emitidas 21,419 toneladas de CO2, neutralizadas através do plantio de 132 mudas nativas da Mata Atlântica, em uma área de 800 m², no Parque Ecológico do Tietê (SP), no dia 06 de dezembro de 2023. O presidente do IBDN, Rogério Iório, destaca o importante papel do IOR na neutralização do carbono: “…no momento que estamos vivendo, onde várias reuniões são feitas pelo mundo para falar sobre as questões climáticas, eu acho importante um evento como o Ibitipoca, que realmente é um evento de grande impacto porque existe uma queima de combustível fóssil muito grande, tomar a iniciativa de fazer o inventário, levantamento e neutralizar essas emissões. Com certeza é de suma importância e isso tem que servir de exemplo para outros eventos correlatos, que também tem uma queima de combustível muito grande e assim, quem sabe, os eventos não causem tanto impacto no planeta…”

Parque Ecológico do Tietê

É no Parque Ecológico do Tietê que se encontram os viveiros do IBDN, com capacidade para produzir 200 mil mudas/ano, nativas da Mata Atlântica. Em seus viveiros de germinação, o instituto produz mais de 50 espécies diferentes usadas na recuperação de áreas degradadas do bioma Mata Atlântica. O espaço foi criado pelo Decreto Estadual 7.868 de 30 de abril de 1976, inaugurado em 14 de março de 1982. O projeto arquitetônico paisagístico foi feito pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. Trata-se de um parque e uma área de proteção ambiental, localizada na várzea do Rio Tietê, também conhecido como Núcleo Engenheiro Goulart.

O parque possui trilha para caminhadas, Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, Biblioteca, palco para shows, 5 quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, playgrounds, áreas de ginásticas, quiosques com churrasqueiras, aluguel de pedalinhos e bicicletas. Em 2004 foi revitalizado e recebe atualmente mais de 300 mil visitantes/mês.

VÍDEO: DEPOIMENTO PRESIDENTE IBDN – Uma Edição Incrível com neutralização de carbono

CLIQUE AQUI E CONFIRA O IBITIPOCA.INVENTÁRIO.2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu