Edição Incrível neutra de carbono
Além de todas as atividades legais e sustentáveis que estão sendo realizadas, a coordenação do IOR fará a neutralização de carbono da Edição Incrível. A renovação da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) demonstra a responsabilidade da organização quanto às emissões de carbono realizadas durante o evento, em atendimento a agenda climática da ONU e os compromissos assumidos pelo Brasil em reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030.
De acordo com Rogério Iório, presidente do IBDN, será feito um levantamento de todas as fontes emissoras tais como: queima de combustível fóssil (diesel, gasolina, etanol e gás) das motos, carros, caminhões e geradores, consumo de energia elétrica e produção de resíduos. Ao todo, quatro profissionais serão responsáveis pelo levantamento dos dados, monitorando o impacto de toda a estrutura do rali no meio ambiente, como a circulação dos pilotos desde a saída do seu destino em direção a Juiz de Fora e nas trilhas, a produção de lixo, dentre outras variáveis.
O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), pela quarta vez, será responsável pela aferição dos dados e os plantios das árvores, tornando a edição do IOR 2023 certificada como "Evento Neutro de Carbono", certificação emitida pelo próprio instituto. “Sabemos da preocupação da direção do IOR em adotar estratégias e ações para minimizar ao máximo os impactos que um evento desta magnitude provoca. Entre as várias ações que estão sendo realizadas, a decisão de reduzir sua pegada de carbono é, com certeza, uma das mais importantes.
Após o evento, saberemos quantas toneladas de CO2 foram emitidas e converteremos no número de árvores que serão plantadas em áreas degradas para o restauro florestal. O presidente do IBDN, Rogério Iório, ressalta ainda que seria de suma importância que outros organizadores de eventos do mesmo segmento tivessem a mesma visão, preocupação e engajamento que o amigo Manoel Resende e equipe”.
Texto: Misto Quente Comunicação
Coordenação: Manoel e Thiago Resende